Dicas na captação de vídeos com o telemóvel

  1. Por uma questão de rentabilização do tempo, e organização do conteúdo do vídeo, antes de qualquer captura de imagem, ter por princípio criar um guião do conteúdo do que será abordado no vídeo, bem como a sua sequência.
  2. Para alcançar uma imagem final mais estável, quando for necessário filmar em movimento, poderá ser preferível adquirir um estabilizador próprio para telemóveis. 
  3. Quando é feita uma captura/ gravação de tela/ecrã, e para que se perceba melhor o que se está a demonstrar, deve ser mantido um dedo pressionado sobre o ecrã, para que surja um apontador, tornando o conteúdo filmado mais percetível.
  4. Evitar a filmagem do ecrã do telemóvel e optar pela gravação de tela, conforme ponto anterior.
  5. Nas situações em que se fala diretamente para a câmara, enquanto é explicado/transmitido algum tema, é de evitar desviar o olhar da câmara, para manter o espectador emerso na narrativa.
Flatlay de pratos com cores pastel
Flatlay de pratos com cores pastel

6. Filmar sempre com o telemóvel na horizontal, para que o mesmo se adapte a um desktop. Com a exceção de se estar a criar um vídeo para o Insta Stories ou Reels.

7. Para melhorar a qualidade do som, projetar bem a voz, e eventualmente adquirir por exemplo: um microfone de lapela

8. Nas filmagens em que aparecem mãos, ou o próprio, evitar o uso de vernizes de cores garridas, ou o uso de roupas com cores muito fortes. O uso de cores neutras não distrai o espectador do que se está a transmitir. Exceções: eventualmente em apresentações pessoais

9. Utilizar o Canva através do browser e desinstalar a app para telemóvel, de forma a se conseguir exportar a apresentação em MP4.